Ministra da Agricultura na UÉ, no congresso de Agro-Engenharia

Assunção Cristas, no Congresso Ibérico de Agro-Engenharia

A Ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do território, Prof.ª Assunção Cristas, presidiu à sessão de abertura do VI Congresso Ibérico de Agro–Engenharia na Universidade de Évora, uma oportunidade para investigadores, técnicos e outros profissionais do sector possam partilhar ideias, analisar e discutir o estado actual do conhecimento e das perspectivas futuras da Agro-Engenharia na Península Ibérica.

Realizado pela primeira vez em Évora, o VI Congresso Ibérico de Agro-Engenharia surge, segundo a ministra, num “momento oportuno e de grande importância, pelo desafio que o país atravessa no que diz respeito à agricultura e ao ambiente, que passa por uma ligação estreita às universidades”.

Assunção Cristas considera necessário haver capacidade para aproveitar a investigação e o conhecimento produzidos nas universidades para encontrar soluções que coloquem Portugal “na linha da frente” da produção e da competitividade. “O Ministério (da Agricultura) está muito empenhado em aprofundar um diálogo com o meio académico, nomeadamente aqui no Alentejo, para que se responda positivamente aos desafios na área do regadio, que queremos que seja um belíssimo regadio a produzir bem e de forma competitiva, e isso é preciso fazer com a ajuda da Universidade”.

O VI Congresso Ibérico de Agro-Engenharia decorre até 7 de Setembro e os temas abrangem todas as áreas da Agro-engenharia associadas à produção agro-pecuária que possibilitem melhorar a produtividade de modo sustentável e amigo do ambiente, contribuindo para o desenvolvimento do meio rural (solo e água, mecanização agrícola, construções rurais, energia, tecnologia da produção animal, tecnologia de estufas, tecnologia pós-colheita e processos agro-industriais, tecnologias emergentes e projectos, meio ambiente e território).

UEline

Publicado em 05.09.2011