20.º Congresso da APDR

O 20.º Congresso da APDR (Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional) tem como tema central "O Renascimento das Regiões do Sul da Europa".

Nos anos mais recentes, os países do Sul da Europa sentiram, de forma particularmente agravada, a crise económica que afetou grande parte do mundo ocidental. Esta crise contribuiu assim para agravar as assimetrias já existentes entre o Norte e o Sul da Europa. Depois de várias décadas longe dos níveis de desenvolvimento e crescimento económico registados noutras latitudes e de esforços consideráveis em termos de políticas de desenvolvimento regional, as regiões do Sul da Europa precisam de encontrar o seu rumo. Neste sentido, este Congresso vai procurar responder às seguintes questões: Que condições são necessárias para permitir o renascimento económico do sul da Europa? O que é que está errado nas políticas de desenvolvimento regional prosseguidas até agora? Como podem os países do sul da Europa melhorar os seus níveis de desenvolvimento? A fronteira da Europa com o mediterrâneo é uma ameaça ou uma oportunidade? Como pode a Europa do sul tirar partido da ligação ao atlântico sul?

O Congresso da APDR 2014 funcionará através de Sessões Plenárias, Conferências e Mesas Redondas, Workshops e Sessões paralelas. As sessões paralelas irão incluir i) comunicações submetidas a Sessões Regulares (RS) propostas pela organização e ii) comunicações submetidas a Sessões Especiais (SS), propostas pelos participantes bem como tópicos de discussão incluídos em workshops propostos pelos participantes.

As comunicações apresentadas no 20.º congresso da APDR poderão ser publicadas na Revista Portuguesa de Estudos Regionais (RPER), mesmo que uma primeira versão tenha sido já incluída nas atas do Congresso. Para o efeito, os autores interessados deverão submeter os respetivos manuscritos, ainda que em versão revista face aos textos levados ao congresso, remetendo-os para o seguinte endereço eletrónico: rper.geral@gmail.com. Não há qualquer prazo limite para esta submissão. Os textos deverão já contemplar as normas de publicação da RPER: http://www.apdr.pt/siteRPER/PT/submeter.html. A decisão de aceitação seguirá o padrão de exigência habitual, sendo fundamentada em avaliação externa independente (“peer-reviewing”).

Organização: Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional e CEFAGE - Centro de Estudos e Formação Avançada em Gestão e Economia da Universidade de Évora (CEFAGE-UE)
De 10.07.2014 a 11.07.2014
Universidade de Évora