foto: João Barnabé
Entrega de diplomas de final de curso
“Operadores de Máquinas Agrícolas” na Universidade de Évora

Foram entregues os diplomas aos 24 alunos que frequentaram a 30.ª edição do curso de “Operadores de Máquinas Agrícolas”, organizado pela Universidade de Évora (UE) em parceria com o Centro de Formação Profissional de Évora (CFPE).

Num total de 250 horas de prática com alfaias, tratores, afinações, montagem e condução de veículos agrícolas, a edição deste ano que terminou hoje teve início a 24 de julho.

Anacleto Pinheiro, docente do departamento de Engenharia Rural confirma a importância da ação, uma vez que “este tipo de formação prática é muito limitada no tempo normal de aulas, mas, neste curso que decorre nas férias de verão, os alunos que já têm alguns conhecimentos teóricos na área da mecanização, nomeadamente, alunos em fase final de licenciatura ou alunos de mestrado, têm a oportunidade de praticar as operações mecânicas que se fazem numa exploração agrícola”.

Pedro Lynce, deputado pertencente à Comissão Parlamentar da Agricultura e Mar, esteve presente na cerimónia protocolar de entrega dos diplomas de final de curso e aconselhou os alunos a serem empresários agrícolas empreendedores, lembrando que “um país rico não é aquele que tem petróleo, ou ouro, mas sim um país que tem massa cinzenta.”

O curso de “Operadores de Máquinas Agrícolas” começou por iniciativa do Eng.º Silva Carvalho da UE e de António Branquinho do CFPE, permitindo que alunos e alguns funcionários da UE tivessem uma formação mais prática na área da mecanização agrária. Mais tarde, o curso foi aberto a alunos da Escola Superior Agrária de Elvas e Instituto Superior de Agronomia. Ao longo de três décadas foram 550 os alunos formados neste curso.

Publicado em 07.09.2012