Simpósio Agricultura, Energia e Ambiente

Convite

O crescimento populacional esperado para os próximos anos conduzirá à necessidade de aumentar a produção agrícola de modo a satisfazer o aumento da procura. Nos últimos anos tem-se assistido a uma evolução tecnológica nos sistemas de produção que tem permitido aumentar a produtividade agrícola,mas por vezes à custa de elevados consumos de energia e com práticas nem sempre ambientalmente corretas.

Os desafios que se colocam atualmente são no sentido de melhorar a conservação de recursos escassos, como o solo e a água, de aumentar a eficiência de uso de factores de produção, de encontrar novas culturas, do desenvolvimento da biotecnologia, da diminuição dos consumos energéticos e de melhorar ainda mais as tecnologias associadas à produção.

A intensificação dos sistemas de produção para responder à procura, a necessidade de encontrar fontes alternativas de energia, coma competição entre a produção de culturas para biocombustíveis ou alimentos, a necessidade de diminuir desperdícios, de reaproveitar a água usada, mas não consumida na produção agrícola, ou águas residuais tratadas, e tornar a agricultura uma prática compatível com a manutenção de uma biodiversidade ambiental, são questões que têm de ser pensadas e discutidas por todos nós.

Deste modo, a Secção Especializada de Engenharia Rural, da Sociedade de Ciências Agrárias de Portugal, e o Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas convidam-no a participar no Simpósio“Agricultura, Energia e Ambiente”, que terá lugar na Universidade de Évora, em Novembro de 2013, e onde pretendemos juntar investigadores, técnicos, produtores, e todas as pessoas interessadas nestes temas,possibilitando a sua discussão.

Organização: Secção Especializada de Engenharia Rural, da Sociedade de Ciências Agrárias de Portugal ICAAM, Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas
Em 06.11.2013
Universidade de Évora, Local a indicar