TrustEE - innovative market based Trust for Energy Efficiency investments in industry

TrustEE é um projecto financiado pela Comissão Europeia – Programa 2020, com duração de 3 anos (Fev. 2016 – Jan. 2019), que tem como principal objectivo a definição e implementação de um modelo de financiamento baseado no mercado para medidas de eficiência energética e sustentabilidade dos processos industriais, que reúna recursos financeiros numa larga base de investidores e garanta capital de investimento para pequenas e médias empresas (PMEs). Pretende contribuir para o desenvolvimento e implementação das energias renováveis e aumentar a eficiência energética nas PMEs industriais, contribuindo assim para as metas estabelecidas no plano europeu sobre alterações climáticas.

Este projecto tem como entidades participantes a Universidade de Évora (UEvora) e mais 5 entidades referentes à eficiência energética e energias renováveis a nível Europeu: o Instituto de tecnologias sustentáveis (AEE INTEC) - Áustria, coordenador do projecto; o Instituto de Sistemas de Energia Solar - Fraunhofer (ISE), -Alemanha; Conselho Europeu para a Economia Eficiente da Energia (ECEEE) – Suécia; REENAG Holding GmbH – Áustria e o Centro Tecnológico AINIA – Espanha.

No decorrer do período de execução do projecto, será implementada uma plataforma online que terá como objectivo facilitar a análise de possíveis investimentos e simplificar todo o processo de apresentação de propostas de projectos na área das energias renováveis e eficiência energética.

Informação mais detalhada pode ser encontrada na página web do projecto.

Publicado em 15.11.2016