Detetar, Medir e Valorizar a Inovação em Portugal Rural

Porque nos fazem os inovadores acreditar no Portugal Rural? Esta é a questão de partida do debate de apresentação do Roteiro da Inovação em Portugal Rural que tem início a 17 de Setembro, em Vila Real. O roteiro conta com mais 3 sessões, passando pelo Fundão a 22 de setembro, por Évora a 29 de setembro e por Lisboa a 13 de outubro.

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) em parceria com a Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural realizam um roteiro de apresentação do livro Inovação em Portugal Rural. Detetar, Medir e Valorizar.

O roteiro surgiu no âmbito do projeto RUR@L INOV (Inovar em Meio Rural) e tem como objetivo compreender como se desencadeiam e desenvolvem os processos de inovação em organizações localizadas nas áreas rurais portuguesas. O RUR@L INOV foi financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional (PRRN).

Pretende-se com esta iniciativa dar a conhecer a inovação que é desenvolvida no país rural, a sua diversidade e singularidade, a fim de desvendar um “rural inesperado”, onde emerge uma economia da excecionalidade, apostada nas procuras globais, mas suportada por uma oferta dependente das especificidades locais.

Assim, torna-se fundamental alertar os agentes políticos, institucionais, económicos e sociais, bem como a sociedade em geral, para estimular e fortalecer esta economia inovadora de base territorial, criativa, movida pelo capital humano e aproveitadora dos recursos rurais, focada nas oportunidades de mercado e nas procuras da comunidade, num debate que contará com a experiência dos inovadores, a visão dos agentes políticos e institucionais e o contributo da sociedade civil.

O roteiro percorrerá Portugal continental, com apresentações e debates regionais, sendo a 1ª sessão de apresentação no Teatro Municipal de Vila Real.

As sessões seguintes realizam-se no Fundão a 22 de setembro; em Évora a 29 de setembro e em Lisboa a 13 de outubro (programa em anexo).

A sessão de Évora tem lugar no Colégio do Espírito Santo da Universidade de Évora, na sala 131, entre as 14h00 e as 18h00, e além da apresentação do livro, há ainda lugar a um debate e visualização de um filme alusivos ao tema.

A participação é gratuita e aberta a empresas, associações de desenvolvimento rural, empresários, investigadores, inovadores, ao público em geral e todos os interessados, mas sujeita a inscrição através do formulário disponível no site do projeto ou através do email ruralinov.utad@gmail. Aos primeiros 60 inscritos, em cada sessão, será oferecido o livro base deste roteiro. Para mais informações por telefone: 259 350 845.

O Livro:  INOVAÇÃO EM PORTUGAL RURAL | DETETAR, MEDIR E VALORIZAR

Propõe uma metodologia para detetar e medir a inovação desenvolvida pelas organizações localizadas nas áreas rurais, permitindo captar a inovação de pequena escala e baixa intensidade tecnológica ou praticada por organizações de pequena dimensão.

Apresenta o estado atual da inovação no Portugal rural, desvendando um “rural” inesperado, em aparente contraciclo com a desvitalização ali observada e com a crise económica que assola o país. Observando estas organizações inovadoras acha-se um farol que pode, literalmente, orientar-nos na promoção do desenvolvimento económico e da sustentabilidade dos territórios rurais e do país em geral.

O livro mostra-nos o quanto podemos todos aprender com estas organizações inovadoras. Indica também caminhos para que possamos estimulá-las de modo a que se valorizem e promovam o desenvolvimento à sua volta.

Mais informações em: https://sites.google.com/site/inovaremmeiorural/ . Acompanhe as novidades através do Facebook: RURAL INOV - Inovar em Meio Rural

Publicado em 16.09.2014