Programa +Superior
Ministério da Educação e Ciência determina atribuição de bolsas para o Interior

O Ministério da Educação e Ciência anunciou no passado dia 06 de setembro o Programa + Superior, que visa a atribuição de bolsas de mobilidade a estudantes de 1º Ciclo, para a “frequência de instituições com menor procura por se encontrarem sediadas em regiões do país com menor pressão demográfica”. Para a Universidade de Évora está destinada a atribuição de 75 bolsas, no valor de 1500 Euros cada uma.

Foi publicado em Diário da República, no passado dia 08 de setembro, o despacho nº 11306-C/2014, que aprova o Programa +Superior, medida que se destina “a estudantes que residam habitualmente noutras regiões” e que pretendam estudar em estabelecimentos de Ensino Superior situados no interior do país, incentivando assim “a fixação de (futuros) diplomados nas regiões mais desfavorecidas”.

O Alentejo conta com a atribuição de 225 bolsas, distribuídas entre a Universidade de Évora e os Institutos Politécnicos de Portalegre e de Beja, cabendo 75 a cada uma das instituições.

Além dos estabelecimentos de Ensino Superior do Alentejo, as instituições selecionadas são a Universidade da Beira Interior (80 bolsas), Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (100), Instituto Politécnico de Viana do Castelo (100), Instituto Politécnico de Bragança (100), Instituto Politécnico da Guarda (80), Instituto Politécnico de Castelo Branco (80), Instituto Politécnico de Viseu (80), Instituto Politécnico de Tomar (80) e Instituto Politécnico de Santarém (75).

Os estudantes que ingressam este ano no Ensino Superior podem então apresentar a sua candidatura, “através do sistema online do Programa +Superior, no sítio da Internet da Direção-Geral do Ensino Superior” em http://www.dges.mctes.pt/, entre dia 10 de setembro e dia 10 de outubro.

Publicado em 10.09.2014